terça-feira, 31 de maio de 2011

Castração de animais

Por Daniele Akemi

                                                                              Foto: Daniele Akemi
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a castração é a forma mais eficaz e humana de prevenir a superpopulação de animais de rua. Uma cadela não esterilizada e seus descendentes podem gerar em seis anos 64 mil filhotes e no caso das gatas o número é ainda maior, cerca de 140 mil.

O que é a Castração?
 A castração consiste em uma cirurgia feita em cães e gatos, fêmeas e machos, para impedir que se reproduzam sem controle. Para cada bebê que nasce, 15 cães e 45 gatos também podem nascer. A castração é o método recomendado pela Organização Mundial de saúde e por Sociedades de Proteção Animal, como uma maneira eficaz de combater a superpopulação desses animais, pois evita o descontrole populacional e conseqüentemente o abandono.

Como funciona?
Consiste na retirada do útero, trompas e ovários, no caso das fêmeas. Nos machos, na retirada dos testículos. A cirurgia, feita com anestesia geral, é simples mas deve ser executada apenas por veterinários devidamente habilitados. Em torno de uma semana o animal estará totalmente recuperado. A castração pode ser feita a partir dos 2 meses de idade. Para as fêmeas é recomendado castrar antes do primeiro cio.


domingo, 29 de maio de 2011

Dia da Toalha

Foto: Divulgação
Por Jéssica Palopoli


Já se imaginou andando por ai com uma toalha seja ela pendurada no pescoço, amarrada em um dos braços ou enrolada na cabeça?  Pois é, para fãs da série O Guia do Mochileiro da Galáxia, essa foi uma forma de homenagem ao autor, Douglas Adams.
Na obra, ele cita a toalha como um objeto importante para qualquer grande explorador do universo que se preze. Por isso para os fãs da obra, desde 2004, todo dia 25 de maio é comemorado o dia da toalha.
Leia o trecho, retirado do primeiro livro da obra de cinco livros:
“A toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon;
Pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas do rio Moth;
Pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você – estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz);
Você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro;
E naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa.”

Se assim como eu você também se sentiu perdido ao ler esse trecho, vale à pena conferir a série ou até mesmo ler o livro.




domingo, 22 de maio de 2011

OXI, a nova droga que se espalha pelo Brasil


Por Jéssica Palopoli 

 Droga recém chegada a Cracolândia, maior pólo de usuários de drogas no Brasil, no centro da capital paulista, a OXI é considerada por especialistas em dependência química como a versão pirata do crack.
   Composta por uma mistura de pasta-base de coca ou cocaína refinada, gasolina ou querosene e cal virgem, a droga é vendida em formato de pedra, ao valor médio de R$2,00 a unidade. Mais barata que o crack a nova droga chega ao cérebro em poucos segundos. Seu efeito também passa mais rápido o que leva o usuário querer consumir cada vez mais.
   A substância de cocaína presente na droga chega a 80%, enquanto a cocaína em pó possui cerca de 10% de substância cocaína e o crack possui 40%. O que torna esse um dos motivos da droga viciar mais rápido.


EFEITOS NO CORPO
  •   Cérebro: A droga mata neurônios e pode causar problemas psiquiátricos.
  • Sistema respiratório: A cal é corrosiva e danifica todas as vias aéreas. A fumaça compromete também todos os órgãos dos sistemas respiratórios e circulatórios.
  • Coração: Os batimentos cardíacos ficam acelerados no momento em que a droga é usada.
  • Rim e fígado: Os órgãos responsáveis por filtrar o sangue ficam sobrecarregados devido às toxinas inaladas.
  • Sistema digestório:  Resíduos do  combustível usados na mistura descem pelo esôfago e o danificam. Uma vez no sistema digestório, o material causa enjôo e diarréia.


 CRACK X OXI

 




 Fontes: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/04/saiba-diferenca-entre-oxi-crack-e-cocaina.html

http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/04/16/em-poucas-semanas-oxi-leva-ao-emagrecimento-a-perda-de-dentes-924261808.asp

http://www.cidadeverde.com/vendido-como-crack-oxi-queima-garganta-e-mata-rapidamente-77487

http://veja.abril.com.br/noticia/saude/oxi-e-mais-prejudicial-que-o-crack



domingo, 15 de maio de 2011

Porque acontecem os relâmpagos?

Por Jéssica Palopoli

    Os relâmpagos  podem ocorrer quando existe uma separação de cargas elétricas. Segundo alguns estudos as nuvens mais baixas ficam eletrizadas negativamente, e as nuvens mais altas ficam eletrizadas positivamente. 
    Este fenômeno provoca assim um campo elétrico entre as nuvens mais baixas e as nuvens mais altas. Este processo acontece também entre a superfície da terra e as nuvens mais baixas, ou seja, as nuvens mais baixas como estão carregadas negativamente induzem uma carga positiva na superfície do planeta criando assim um campo elétrico. 
   Sempre que a intensidade destes campos aumenta  poderá haver uma descarga elétrica, que ocorre no momento em que as cargas elétricas atingem energia suficiente para superar a rigidez dielétrica do ar, provocando assim um fenômeno explosivo e de intensa luz - os tão belos e assustadores relâmpagos.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Você reconhece este rosto?

Dr. John Styth Pemberton
 Por Nathália Almeida

A invenção mais famosa do mundo veio deste carinha: Dr. John Styth Pemberton. A invenção que salva, algumas manhãs, na minha vida e na vida de muita gente.  É nada mais, nada menos do que a nossa maravilhosa "Coca-Cola".

Ela está presente em várias situações: porres fenomenais, churrascos com carne bem salgada, misturada com bebidas alcóolicas, aniversário de criança com hot dog e docinhos. Tem coisa melhor do que acordar de uma ressaca forte e encher um copo gigante de Coca com muito gelo? e se tiver um pedaço de pizza frio do dia anterior, junto, melhor ainda.

Bom, mas vou contar um pouco como isso veio até nós, seguinte: começou numa tarde de verão de 1886, foi algo tão despretencioso, quase por acaso, que o farmacêutico Dr. Pemberton criou um xarope (ele vendia xarope em uma farmácia de Atlanta - EUA - chamada "Jacob's Pharmacy") que tinha uma mistura caramelada + uma solução colorida + água. Dizia que era pra curar "todos os males da alma e do corpo".

Vendia por $5 cents o vidro. Era uma mistura de caramelo com folhas de Coca (de verdade), amortecimento da alma em geral. O mais louco é que quem criou a "logomarca"(famosa até hoje) foi seu contador o Sr. Frank M. Robinson. Então nascia assim a tão falada, colecionada e vendida Coca-Cola e seu primeiro slogan foram eles que criaram também: "Drink Coca-Cola" (Beba Coca-Cola).

Bom, o importante da história é isso, pra quem não sabia, é curioso; e termina com o Dr. Pemberton tendo dificuldades financeiras por meados de 1891, sendo assim, tendo que vender a secreta fórmula por mixaria ($) para outro farmacêutico: Dr. Asa Candler. Adquirindo assim os direitos totais da marca e criando a "The Coca-Cola Company".


Porque Coca-Cola?


A bebida recebeu o nome de Coca-Cola porque originalmente o estimulante misturado na bebida era cocaína, que vem das folhas de coca, originalmente da Colômbia. A bebida também recebeu seu sabor de noz de cola. Hoje, o estimulante foi alterado para cafeína, mas o sabor ainda é feito através de noz de cola e folha de coca. A cocaína foi removida das folhas e a bebida não contém traços da droga.

Asa Griggs Candler comprou Pemberton e seus parceiros e em seguida começou a realizar uma campanha agressiva de marketing do produto. A eficiência destes anúncios não seria percebida até muito tempo depois. Com 50 anos de história , a bebida já tinha alcançado status de ícone nacional americano.

A Coca-Cola foi vendida em garrafas pela primeira vez em 12 de março de 1894 e as primeiras latas de alumínio da Coca apareceram em 1955. O primeiro engarrafamento da Coca-Cola ocorreu em Vicksburg, Mississippi na Biedenharn Candy Company em 1891. Seu proprietário era Joseph A. Biedenharn.

Asa Candler estava em dúvidas quanto ao engarrafamento da bebida, achou que não faria sucesso e, cinco anos depois, vendeu os direitos de engarrafamento por apenas um dólar.
Após a morte de Candler, seus filhos venderam as fábricas para um grupo de empresários liderados por Ernest Woodruff.

Cinco anos mais tarde o filho de Woodruff, Robert, assume a presidência da empresa. Também um gênio do marketing, assim como Candler, ele foi o responsável por popularizar a Coca-Cola no mundo todo.


Fontes: tigrenaweb4.blogspot.com e pt.wikipedia.org/wiki/Coca-Cola
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...