quinta-feira, 5 de maio de 2011

Você reconhece este rosto?

Dr. John Styth Pemberton
 Por Nathália Almeida

A invenção mais famosa do mundo veio deste carinha: Dr. John Styth Pemberton. A invenção que salva, algumas manhãs, na minha vida e na vida de muita gente.  É nada mais, nada menos do que a nossa maravilhosa "Coca-Cola".

Ela está presente em várias situações: porres fenomenais, churrascos com carne bem salgada, misturada com bebidas alcóolicas, aniversário de criança com hot dog e docinhos. Tem coisa melhor do que acordar de uma ressaca forte e encher um copo gigante de Coca com muito gelo? e se tiver um pedaço de pizza frio do dia anterior, junto, melhor ainda.

Bom, mas vou contar um pouco como isso veio até nós, seguinte: começou numa tarde de verão de 1886, foi algo tão despretencioso, quase por acaso, que o farmacêutico Dr. Pemberton criou um xarope (ele vendia xarope em uma farmácia de Atlanta - EUA - chamada "Jacob's Pharmacy") que tinha uma mistura caramelada + uma solução colorida + água. Dizia que era pra curar "todos os males da alma e do corpo".

Vendia por $5 cents o vidro. Era uma mistura de caramelo com folhas de Coca (de verdade), amortecimento da alma em geral. O mais louco é que quem criou a "logomarca"(famosa até hoje) foi seu contador o Sr. Frank M. Robinson. Então nascia assim a tão falada, colecionada e vendida Coca-Cola e seu primeiro slogan foram eles que criaram também: "Drink Coca-Cola" (Beba Coca-Cola).

Bom, o importante da história é isso, pra quem não sabia, é curioso; e termina com o Dr. Pemberton tendo dificuldades financeiras por meados de 1891, sendo assim, tendo que vender a secreta fórmula por mixaria ($) para outro farmacêutico: Dr. Asa Candler. Adquirindo assim os direitos totais da marca e criando a "The Coca-Cola Company".


Porque Coca-Cola?


A bebida recebeu o nome de Coca-Cola porque originalmente o estimulante misturado na bebida era cocaína, que vem das folhas de coca, originalmente da Colômbia. A bebida também recebeu seu sabor de noz de cola. Hoje, o estimulante foi alterado para cafeína, mas o sabor ainda é feito através de noz de cola e folha de coca. A cocaína foi removida das folhas e a bebida não contém traços da droga.

Asa Griggs Candler comprou Pemberton e seus parceiros e em seguida começou a realizar uma campanha agressiva de marketing do produto. A eficiência destes anúncios não seria percebida até muito tempo depois. Com 50 anos de história , a bebida já tinha alcançado status de ícone nacional americano.

A Coca-Cola foi vendida em garrafas pela primeira vez em 12 de março de 1894 e as primeiras latas de alumínio da Coca apareceram em 1955. O primeiro engarrafamento da Coca-Cola ocorreu em Vicksburg, Mississippi na Biedenharn Candy Company em 1891. Seu proprietário era Joseph A. Biedenharn.

Asa Candler estava em dúvidas quanto ao engarrafamento da bebida, achou que não faria sucesso e, cinco anos depois, vendeu os direitos de engarrafamento por apenas um dólar.
Após a morte de Candler, seus filhos venderam as fábricas para um grupo de empresários liderados por Ernest Woodruff.

Cinco anos mais tarde o filho de Woodruff, Robert, assume a presidência da empresa. Também um gênio do marketing, assim como Candler, ele foi o responsável por popularizar a Coca-Cola no mundo todo.


Fontes: tigrenaweb4.blogspot.com e pt.wikipedia.org/wiki/Coca-Cola

Um comentário:

  1. Pizza fria e coca-cola de manhã, é o que há!! kkkk
    Quanto à existência, ou não, de traços de cocaína na Coca-Cola, só acredito porque se existisse tinha gente se matando por uma garrafinha. Porque, na empresa, não acredito nem um pouco. :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...