Por Nathália Mattievich
As compras coletivas viraram uma verdadeira febre e claro que os gigantes Google e Facebook estão entrando neste mercado. Aqui no Brasil essa febre surgiu em 2009 e hoje estima-se mais de 700 sites especializados em produtos e serviços com até 70, 80% de desconto.
A cada dia que passa diversos sites aparecem com a mesma proposta, mobilizando milhões de internautas em todo o Brasil, mas quem usufrui destes serviços pode ficar descontente com: atrasos nas entregas, ofertas mal explicadas e principalmente discriminação nos estabelecimentos.
A situação é um pouco ainda pior, pois os comerciantes e prestadores de serviços vêem os usuários de compras coletivas como um cliente menor, isto é, só está no estabelecimento pois adquiriu o serviço ou produto através de descontos.
Os comerciantes só visam o faturamento e esquecem do bom atendimento, onde está a importância do "volte sempre"?
O problema na verdade começa na hora da compra, a maioria desses sites não tem infraestrutura para suportar o número de usuários comprando simultâneamente, muito menos recursos para atendê-los por e-mail e telefone.
Claro que muitos consumidores brasileiros devem ter saído satisfeitos, mas é sempre bom tomar alguns cuidados como: ver se o site de compras fornece CNPJ, endereço, telefone e sempre checar os termos da oferta e o prazo dos cupons, evitando assim compras por impulso.
Segue endereços dos principais sites de compras coletivas de São Paulo.
Fontes: O Globo, Gizmodo, Segs e ValeJunto.
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