Infelizmente o Japão não é o único país que sofre com desastres naturais, catástrofes pelo mundo inteiro desabrigou e matou milhares de pessoas. Relembre os piores acontecimentos desse tipo:
Enchentes as margens dos rios chineses
As enchentes do rio Huang He, ocorridas em 1887, foram tão devastadoras que mais 900 mil pessoas morreram com o incidente. Décadas depois, cerca de 4 milhões de mortes foram provocadas devido as inundações dos rios Hwang Ho, Yang Tsé e Huai. (procurar foto)
Terremoto em Kwanto
No dia 1° de setembro de 1923 a cidade Kwanto, Japão, foi atingida por um terremoto de 7.9 graus na escala Richter, mais de 142 mil pessoas morreram com o incidente.
Ciclone Bhola
Ocorreu em 12 de novembro de 1970, atingiu o Paquistão Oriental e uma parte da Bengala Ocidental, cerca de 500.000 pessoas morreram.
Terremoto em Tangshan
Aproximadamente 242 mil pessoas morreram em 1976, devido a um terremoto de magnitude 8 na cidade Tangsha, na China. A cidade fica localizada a cerca de 100 km de Pequim e quase sumiu do mapa devido a catástrofe.
Tsunami no Oceano Índico
Em 2004, ondas de 30 metros de altura atingiram países desde costa leste da África até o sul e sudeste da Ásia, matando aproximadamente 430 mil pessoas.
O fenômeno ocorreu devido a um terremoto submarino que aconteceu na costa da ilha indonesiana de Sumatra.
Terremoto em Caxemira
Segundo estimativas, mais de 80 mil pessoas morreram na Região de Caxemira atingida por um terremoto de 7.6 graus na escala Richter em outubro de 2005.
Terremoto no Haiti
Em 2010, um terremoto de magnitude 7 atingiu um dos países mais pobres do hemisfério Ocidental, mais de 200 mil morreram, 300 mil se feriram com o desastre e um milhão de pessoas acabaram desabrigadas.
Lembre-se que:
Chama-se furacão, quando forma-se sobre o Oceano Atlântico.
Tufão se nasce sobre o Pacífico
Ciclone quando surge no Oceano Índico.
Veja também imagens de como era e como está atualmente o Japão
Fontes: Veja, G1, Terra e Uol
Nenhum comentário:
Postar um comentário