quarta-feira, 27 de abril de 2011

A pirotecnia da polícia com a contribuição da imprensa.


Nos últimos dias o ex-governador Aécio Neves foi alvo  na  grande imprensa nacional.
Os jornais estampavam as seguintes manchetes:
Aécio se recusa  a fazer o teste do bafômetro.
Pois bem, vejamos   a realidade dos fatos: Aécio foi abordado  por uma blitz  voltando para a sua casa, vindo de aniversário, quando foi parado  e solicitada a documentação pessoal e do veiculo. Até aí tudo normal.



Ocorre que a sua CNH estava vencida, ao que  perante a  lei está sujeito a  multa ou até mesmo apreensão do veiculo e  perda de pontos na carteira. Foi o que a autoridade fez, disse que ele não podia conduzir o veiculo por estar com sua carteira de habilitação vencida e que o  carro deveria ser conduzido por uma pessoa  habilitada, o que foi feito.
Se ele estava impedido de dirigir por falta de habilitação, entendo que terminou aí a ação da polícia. Não foi isso que aconteceu. O policial pediu que ele fizesse o teste do bafômetro e ele se recusou, fazendo valer seus direitos de cidadão.
O seu carro estava sujeito até a apreensão, penso eu, mas daí fazer todo aquele carnaval porque ele se recusou a fazer o teste do bafômetro, foi puro espetáculo da policia, com a contribuição da imprensa. Não estou querendo ser advogado do diabo, apenas me colocando no lugar do  ex-governador, que nada mais é que um cidadão  com os mesmos direitos e deveres  de uma pessoa comum.
Logo no  Rio de Janeiro!  Enquanto estava havendo todo  aquele tumulto em torno de um  assunto que já não oferecia mais nenhum risco para população, o que será que estava acontecendo  em outros locais com ausência da polícia?

Copa de 1938...

Por Janayna Juvencio


A primeira transmissão mundial da Copa, por meio de radio, aconteceu nesse ano. Come  é esperado de uma tecnologia inovadora (era para a época), muitas vezes o sinal de transmissão falhava, impedindo o acompanhamento total da partida.
Foi nesse ano que aconteceu o unico W.O. da historia das Copas. E o responsável foi a Áustria. Nesse ano a Alemanha nazista incorporou a Áustria ao seu território e reforçou seu time com jogadores áustriacos. O resultado foi que a Áustria não pode jogar, dando a vitória automática a Suécia.

A Espanha não participou desse campeonato, ainda que fosse uma das principais equipes da época. Isso porque estava atravessando uma Guerra Civil, ocorrida entre 1936 e 1939.

Foi a estréia da camisa azul do Brasil. Naquela época a camisa oficial da seleção era branca. Mas, em jogo contra a Polônia, que também usava camisa branca, o Brasil optou pela camisa de treinamento, que era azul e sem o escudo.

O jogador brasileiro Leônidas da Silva fez um gol descalço. Suas chuteiras estragaram durante a partida com a Polônia, em virtude da situação do gramado. Enquanto consertavam as chuteiras, Leônidas jogou descalço e acabou um gol nessa condição.

Após o jogo de semifinal entre Itália e Brasil, em que a Itália venceu por 2x1, o jornal italiano "La Gazzeta dello Sport" saudou a supremacia da raça branca em detrimento da "força bruta dos negros"(representados, nesse caso, pelos brasileiros).
                                                    

terça-feira, 26 de abril de 2011

Concreto ecologicamente correto


Por Gabriela Patrocinio




Sustentabilidade: Concreto verde

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), provaram que existe um jeito de o concreto que é usado na construção de casas, prédios e pontes ser ecologicamente correto.
Motivado pela vontade de criar produtos que fossem mais ecônomicos e eficazes, o engenheiro civil Tobias Pereira teve a ideia do concreto verde, criado em 2008 e que segundo informações já está sendo utilizado no interior de São Paulo.
Com uma vida útil superior ao concreto tradicional, torna-se uma opção mais viável para a construção civil quando se trata de economia.
Segundo Pereira, " a norma de concreto brasileiro fala de 65 megapascal ( medida que expressa a resistência a compressão), mas o concreto da USP tem resistência superior a isso". Ou seja, utiliza-se menos concreto na mesma obra e consequentemente menos cimento, contribuindo assim com o meio ambiente, já que na indústria do concreto 90% do gás carbônico gerado vem da fabricação do cimento.
Em obras de dimensão, como edifícios altos, pontes e viadutos podem ser usadas peças menores e economizar nas dimensões de pilares e outras estruturas de sustentação.
Com uma vida útil maior, o concreto traz benefícios para a sociedade e a construção civil já que obras de restauro e reconstrução podem ser feitas com maiores intervalos, resultando em economia de dinheiro e materiais, vindo a ser utilizados em outras obras, ajudando a salvar o meio ambiente, já que menos CO² será joagado na atmosfera.
Com a redução do cimento, que é o material que dá alta energia é reduzido também o impacto ambiental, além de o concreto verde ser mais durável e resistente.


Fonte: http://www.revistaepoca.com.br/

domingo, 24 de abril de 2011

Os benefícios do sexo

Por Nathália Mattievich


Muito se engana quem pensa que sexo é bom só na hora. Os benefícios de uma noite (dia, tarde...) quente vão muito além da cama e dos minutos (ou horas...) de duração de uma transa.

1 - Coloque o coração do seu homem em forma. De acordo com um estudo da Universidade Queens, na Irlanda do norte, homens que fazem sexo três ou mais vezes na semana têm metade do risco de sofrer um ataque cardíaco.

2 - A mesma pesquisa ainda prova que transar regularmente diminui em 50% as chances de ele sofrer um derrame.

3 - Que esteira, que nada. Meia hora de um rala e rola intenso manda embora 200 calorias, o equivalente a 15 minutos de corrida.

4 - Durante a transa, estimulamos a produção dos neurotransmissores dopamina e serotonina, que aumentam a sensação de alegria, prazer e bemestar.

5 - Cheiro de amor. Um estudo publicado na revista americana Science destacou que o sexo aumenta consideravelmente a produção do hormônio prolactina. Ele estimula a geração de neurônios na parte do cérebro responsável pelo olfato, tornando esse sentido mais apurado logo após a relação.

sábado, 23 de abril de 2011

Significado da Páscoa

Por Jéssica Palopoli

Crianças desesperadas por ovos de chocolates, adultos indo as compras para satisfazer as vontades dos pequenos, lojas e supermercados repletos de chocolates. Assim como o Natal a Páscoa nos dias de hoje para muitos é vista apenas como mais um dia de lucro para o comércio.
A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Que sofreu durante 40 dias antes de morrer na cruz, e seu corpo ser colocado em um sepulcro, onde permaneceu até a sua ressurreição.

Símbolos da Páscoa
Ovo: Está relacionado ao nascimento, remete a ressurreição de Cristo. Na cultura pagã, os ovos são coloridos e dados de presentes entre as pessoas.
Coelho: Caracteriza a fertilidade e o animal passa a representar a reprodução constante.
Chocolate: Força rejuvenescedora da vida, já que o cacau era considerado o néctar dos Deuses.
Cruz: Está relacionada ao mesmo tempo ao calvário de Cristo e ressurreição.
Cordeiro: Sacrifício do filho de Deus.
Pão e Vinho: Corpo e Sangue, presença da eucaristia.
Girassol: Almas voltadas para o divino.
Peixe: Símbolo antigo que faz referência a crença a Jesus Cristo.
Sinos: Representa a alegria da ressurreição.
Vela: Cristo ressuscitado, vitorioso e radiante. A vela pascal, por exemplo, significa que Deus é principio e fim.


quarta-feira, 20 de abril de 2011

ORIGEM DO CÃO PASTOR ALEMÃO

Por Rubens Pereira

Ainda como caçador, no período paleolítico, o homem era acompanhado nas suas andanças pelos continentes europeu e asiático, e mesmo na viagem para a América do Norte, por cães selvagens que se alimentavam dos restos dos animais caçados. Tornando-se sedentário, necessitando proteger as plantações e criações de animais, principalmente ovelhas, fornecedoras de carne e lã, o homem viu no cão o vigia necessário e o domesticou. No norte da Holanda e no Turquestão foram encontrados esqueletos de cães e de uma espécie domesticada de ovelha que teriam vivido há 8000 anos, mostrando a estreita relação entre os dois animais.  A continuidade ancestral do pastor alemão atual pode ser comprovada pela semelhança entre eles e fósseis de cães que teriam vivido na Idade do Bronze e, na Alemanha, entre os séculos XII e XIII.       O moderno cão pastor alemão teve sua origem no cruzamento de cães usados no pastoreio nas regiões alemãs de Wüttemberg, da Turíngia, das duas Saxônias e da Germânia meridional.

Em 1899 foi fundada a Verein für Deutsche Schäferhunde (SV), hoje sediada em Augsburg e possuindo mais de 100 000 sócios distribuídos por 19 sociedades estaduais alemãs. O primeiro cão registrado na SV foi Hektor Linksrein, mais conhecido por Horand v. Grafrath, de propriedade do capitão da cavalaria Max v. Stephanitz, uma das maiores lideranças do programa de unificação da raça. Horand deu origem ao tronco genético responsável por tudo que hoje existe do pastor alemão. A SV influencia a criação pastoreira em todo o mundo.

O Emprego do Pastor Alemão
Dentre os muitos serviços comumente prestados ao home por essa inteligente raça através dos anos, destacamos:
CÃO DE PASTOREIO
Na Alemanha os cães da raça Pastor Alemão foi muito utilizado para pastoreio de ovelhas, chegando a percorrer cerca de 80 Km por dia.
CÃO DE BUSCA SOB ESCOMBROS
Geralmente empregados em ocasiões especiais, mas foi muito utilizado na guerra. Exige um treinamento altamente especializado, tendo como base um olfato muito apurado, grande docilidade e  pronta obediência.
O EMPREGO MILITAR DO PASTOR ALEMÃO
Na Primeira Grande Guerra (1914-1918), foram utilizados 400.000 cães. A Alemanha; desde 1883 incorporava cães ao exército. A França possuía um esquadrão com aproximadamente 12.000 cães.
Os Estados Unidos, não possuíam cães militares no inicio da guerra. Contudo, graças à sociedade civil “Cães para a Defesa”, as forças armadas começaram a recebê-los. Então foi criado os centros especiais de treinamento de cães (K-9) chegando a instruir durante o conflito cerca de 15.000 cães, que participaram de batalhas na Europa, no Pacífico e até mesmo na África.
Hoje o cão Pastor Alemão é utilizado nas polícias militares, forças armadas e para proteção particular.

FONTE: Livro O PASTOR ALEMÃO – JOSEPH SCHWABACHER E THELMA GRAY, ED NOBEL.

Previna-se da dengue enquanto é tempo

 Por Rubens Pereira

Nós brasileiros temos a mania de culpar o Estado por tudo de ruim que acontece em nosso país
É verdade  que em sua grande maioria essa afirmação procede. Entretanto, boa parte  das tragédias, doenças, desastres naturais poderiam ser evitados ou, no mínimo, amenizados com a participação da sociedade civil,  no que tange a pequenas atitudes ecologicamente corretas.
A dengue, por exemplo, é um mal que aflige grande parte da população, sem distinção de cor, escolaridade ou classe social. Todos os anos deparamos com os mesmos problemas, com milhares de pessoas infectadas por  essa doença que se tornou  epidêmica, por pura falta de política publica e  descaso da sociedade civil.
Sabemos quem é o transmissor, onde vive, como se reproduz  e como combater. Não fazemos por pura falta  de cidadania, achando que essas coisas só acontecem com os outros.
Somente no estado de São Paulo foram notificados 3.305 casos  de dengue, número três vezes maior que no mesmo período do ano passado, mês de referência (janeiro).
Há mais de uma década somos atingidos pelo mesmo problema.  Sabemos o que fazer e não fazemos. Não se pode culpar somente o governo por mais esse fato vergonhoso que atinge em sua maioria os países subdesenvolvidos.
Basta evitar os criadouros em nossas próprias casas, não deixando águas empossadas ou acumuladas em recipientes,  proporcionando assim a reprodução dos mosquitos conhecidos por  Aedes Aegypti, popularmente conhecido por “mosquito da dengue” ou “pernilongo”
Dengue: vamos combater esse mal com responsabilidade fazendo a nossa parte.









sexta-feira, 15 de abril de 2011

O FÔLEGO DO MAR

Por Larissa Prado

A Mente doentia e a sede de vingança

Por Rubens Pereira


A chacina no Realengo deixa um país sem saber o que fazer para se proteger desses tipos de ataques, sem explicação.
A falta de segurança que assola o nosso país atinge todos os níveis sociais. Será que no caso da Escola Municipal Tasso da Silveira, a tragédia não teria acontecido se a escola contasse com uma segurança eficaz?
Talvez dificultasse um pouco a violência sem escrúpulos que deixou um saldo de doze vidas interrompidas, crianças inocentes e cheia de sonhos.
Instalar em todos os estabelecimentos de ensino um esquema de segurança reforçado com detector de metais torna-se muito difícil, seja pela falta de recursos do governo e pela falta de vontade política.
Informações divulgadas pela imprensa deixam bem claro que se tratava de uma pessoa com uma mente doente, que só pensava em vingança. Uma vingança cruel e pessoal.


terça-feira, 12 de abril de 2011

Você acredita em amor a primeira vista?

Por Nathália Mattievich

Segundo as estatísticas, somente um em cada dez casais afirma ter se apaixonado à primeira vista, mas mesmo que a impressão inicial não seja aquela que persista, não dá para descartar sua importância.


Se a primeira impressão foi boa, a medida que os encontros aumentam, crescem também o conhecimento, a familiaridade e há mais possibilidades de que isso se transforme em uma relação duradoura.

No lado oposto, se a primeira impressão foi negativa ou desfavorável, é preferível interromper o contato, deixar que se passe um tempo para que essa sensação se desfaça e, depois, tentar em uma nova oportunidade que a relação dê certo.

Superpopulação Canina

Por Daniele Akemi


Vocês já reparam que o número de animais nas ruas aumentou?

O número de cachorros abandonados em São Paulo aumenta gradativamente, este problema pode estar associado à nova lei que proibiu sacrifícios de animais. No passado os canis do Centro de Controle da Zoonose (CCZ) da capital paulista viviam lotados, os cães recolhidos nas ruas ficavam lá por três dias, a espera de um dono, depois desse tempo eram mortos para evitar a superpopulação. Para acabar com essa crueldade uma lei do estado de São Paulo, proibiu que cães saudáveis fossem sacrificados, desde então,  Organizações Não-Governamentais (ONGs) de proteção aos animais acusam o Centro da Zoonose de São Paulo em deixar de recolher animais das ruas. Segundo ONGs, estima-se que existam mais de três milhões de cães abandonados no Brasil.

TPM

Por Larissa Prado

Se você está naquele dia que acorda brigando com filho, não fez café da manhã para o marido, discutiu com a mãe pelo telefone, se desentendeu com  a melhor amiga, enfrentou o chefe e quando chega em casa tem aquele molhadinho – Ufa! Era só TPM.
Homens, vocês não sabem o que é esse molhadinho, mas entendem muito bem o sintoma. Infelizmente essa a verdade.
TPM, ou tensão pré-menstrual, é um inferno particular da mulher moderna, 12 vezes por ano. As antigas viviam mais preservadas, normalmente só trabalhavam em casa, de modo que podiam ficar deitadas até acabar "aqueles" dias.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Quem sabe o que é comemorado no dia 18 de agosto?

Por Larissa Prado

No último dia 07 de abril, aconteceu a tragédia no Rio de Janeiro. Por isso ninguém lembrou que era comemorado o dia do Jornalista, mas aqui está a oportunidade para parabenizar todos os profissionais e inclusive os que estiveram e estão na cobertura do caso naquela escola.

A Ararinha da animação Rio

Por Larissa Prado
Em 2001 uma família norte-amarecana levou ao veterinário um macho de Ararinha-azul, o problema dele era porque tinha perdido sua companheira.
O mais incrível é que em 2000 a espécie Cyanopsitta spixii tinha sido considerada extinta. E em 2002 quando a ave voltou para o Brasil – depois de 25 anos fora, virou notícia para o mundo. Os donos o chamavam de Presley- homenagem ao cantor de Rock e hoje vive em um cativeiro, em um centro de conservação em São Paulo. É o único que viveu na natureza e mesmo com problemas de sáude está vivo.
Em 2002 a história chegou nos jornais e ouvidos do cineasta brasileiro Carlos Saldanha, que resolveu pesquisar a espécie e depois fazer a animação para “Rio”.
Não se sabem quanto anos ele realmente tem, mas acreditam que seja mais de 30, e consideram uma idade avançada para a espécie. É como se fosse uma pessoa de 90 anos. Hoje Presley é conhecido pelo mundo e com nome. Enquanto as outras aves são conhecidas por números.
O esforço para manter a ararinha viva em cativeiro conta com a ajuda de instituições no mundo. Existem apenas 73 indivíduos da espécie e, por serem raros e vulneráveis, nenhum pode ser visto pelo público comum. As aves são tratadas como uma única população e pertencem ao governo brasileiro, mas têm sua gerência distribuída por centros de conservação, estão também em instituições na Alemanha e a Espanha. No Brail tem espécies na Fundação Lymington e no Zoológico de São Paulo.
O tráfico foi o principal responsável pela extinção da espécie. E o maior traficante mora hoje em Petrolina – Pernambuco. E para mim como jornalista,  a legislação ambiental é fraca, porque quem é pego hoje com bicho ilegal, é bandido mas  é solto no mesmo dia. O máximo que vai fazer é prestar depoimento no Fórum.
Ararinha - Presley

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Por que tem tanto "Silva" no Brasil?

Por Nathália Mattievich


Segundo levantamento da empresa Telefônica, entre os 4,6 milhões de assinantes de telefone na cidade de São Paulo, 295.622 mil são "Silva". Ainda entre os tops estão "Santos", "Oliveiras", os "Souzas" e os "Limas".

O sobrenome Silva além de ser usado em Portugal, foi também dado a milhares de escravos trazidos para o Brasil durante o período colonial.


Além disso, muitos portugueses que vinham para o Brasil em busca de uma nova vida adotavam o Silva para se beneficiar do anonimato que o sobrenome oferecia.

Há controversas que o sobrenome surgiu no Império Romano, em latim significa "selva". Na época, muitos habitantes se refugiaram do império, daí em diante o sobrenome começou a se espalhar pelo país e não parou mais.

O primeiro Silva a criar raízes no Brasil foi um alfaiate chamado Pedro da Silva em 1612. Hoje em dia é impossível saber quantos Silvas existem no Brasil, porém tudo leva a crer que Silva é sim o nome mais popular.

terça-feira, 5 de abril de 2011

O Fim De Um Guerreiro. 

Por Rubens Pereira


Morre José Alencar

                                                       
 A grande maioria da população convive ou já conviveu com alguém da família ou amigos que passaram pela mesma situação.

Até aí, nenhuma novidade. O que deixou boa parte dos brasileiros comovido com a morte do ex-vice-presidente da República, José de Alencar, foi a coragem e a determinação com que enfrentou a doença tão perversa, ao longo dos últimos treze anos.

 A cada uma das dezessete cirurgias, o vice-presidente do governo Lula ressurgia dando o maior exemplo de força, determinação e vontade de viver, mas sempre deixava claro que não temia a morte e que a vontade de Deus era soberana.

 Em cada uma de suas entrevista, eles surpreendia com frases animadoras, que por certo serviam de conforto para pessoas e familiares que estavam passando pela mesma situação.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Tantos avanços com apenas 10% do cérebro?

Por Gabriela Patrocinio


Essa crença que ao longo do anos foi se popularizando não é nem nunca será verdade.
A verdade é que o mito de que só utilizamos 10% do nosso cérebro não passa de conversa fiada. Segundo João Malva, Presidente da sociedade Portuguesa de neurociências, as atividades cerebrais são extremamente dinâmicas, variando em questões de milésimos de segundos, tornando-se impossível quantificar o percentagem utilizado.
A capacidade do cérebro é imensa e funciona sempre de forma integrada e como um todo, portanto afirmar que só utilizamos 10% é um erro grosseiro e ingênuo.
Caso utilizasessemos apenas esse percentual, andar, falar, enxergar e tantas outras funções básicas se tornariam impossíveis.
Observem abaixo: De acordo com uma peqsiusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as Lteras de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia Lteras etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol, que vcoê anida pdoe ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo. Observem esse outro: 35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35 R3P4R3 N155O! NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3! P4R4BÉN5!


Fontes: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1169820
            http://www.terra.com.br/curiosidades/

domingo, 3 de abril de 2011

Dia Mundial da Guerra de Travesseiros mobilizou cidades brasileiras

Por Jéssica Palopoli

 

 Imagine - se em uma guerra, onde é possível descontar todo o seu stress, raiva, angustia enfim tudo o que te incomoda de uma maneira simples, diferente e divertida .
Um dos flashmobs (mobilizações relâmpagos) mais famosos do mundo, o Dia da Guerra de Travesseiros, mobilizou mais de 20 cidades brasileiras no último sábado (02).
 A famosa guerra de travesseiros ganhou um novo formato quando passou a integrar o quadro do Urban Playground (movimento que visa tirar o máximo proveito do urbano no que diz respeito a diversão). Nela, pessoas combinam pela internet, um determinado local e horário e levam consigo seus travesseiros para guerrear com pessoas desconhecidas.
 O Dia da Guerra do Travesseiro vem sendo realizado em várias cidades do mundo desde 2008. Sua primeira edição no Brasil foi em 2009, envolvendo mais de 3 mil pessoal em 27 cidades brasileiras.
Apesar da aparência de violência, o evento tem regras. É proibido, por exemplo, colocar qualquer objeto dentro do travesseiro, não pode haver zíper e apenas os participantes podem ser atingidos.
Para a divulgação do movimento a opção mais simples são : redes sociais,blogs,email e o boca a boca.



Fonte: Site: http://www.mobrasilnews.com/pillowfight/


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...