Por Gabriela Patrocinio
Sustentabilidade: Concreto verde |
Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), provaram que existe um jeito de o concreto que é usado na construção de casas, prédios e pontes ser ecologicamente correto.
Motivado pela vontade de criar produtos que fossem mais ecônomicos e eficazes, o engenheiro civil Tobias Pereira teve a ideia do concreto verde, criado em 2008 e que segundo informações já está sendo utilizado no interior de São Paulo.
Com uma vida útil superior ao concreto tradicional, torna-se uma opção mais viável para a construção civil quando se trata de economia.
Segundo Pereira, " a norma de concreto brasileiro fala de 65 megapascal ( medida que expressa a resistência a compressão), mas o concreto da USP tem resistência superior a isso". Ou seja, utiliza-se menos concreto na mesma obra e consequentemente menos cimento, contribuindo assim com o meio ambiente, já que na indústria do concreto 90% do gás carbônico gerado vem da fabricação do cimento.
Em obras de dimensão, como edifícios altos, pontes e viadutos podem ser usadas peças menores e economizar nas dimensões de pilares e outras estruturas de sustentação.
Com uma vida útil maior, o concreto traz benefícios para a sociedade e a construção civil já que obras de restauro e reconstrução podem ser feitas com maiores intervalos, resultando em economia de dinheiro e materiais, vindo a ser utilizados em outras obras, ajudando a salvar o meio ambiente, já que menos CO² será joagado na atmosfera.
Com a redução do cimento, que é o material que dá alta energia é reduzido também o impacto ambiental, além de o concreto verde ser mais durável e resistente.
Fonte: http://www.revistaepoca.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário