Nós brasileiros temos a mania de culpar o Estado por tudo de ruim que acontece em nosso país
É verdade que em sua grande maioria essa afirmação procede. Entretanto, boa parte das tragédias, doenças, desastres naturais poderiam ser evitados ou, no mínimo, amenizados com a participação da sociedade civil, no que tange a pequenas atitudes ecologicamente corretas.
A dengue, por exemplo, é um mal que aflige grande parte da população, sem distinção de cor, escolaridade ou classe social. Todos os anos deparamos com os mesmos problemas, com milhares de pessoas infectadas por essa doença que se tornou epidêmica, por pura falta de política publica e descaso da sociedade civil.
Sabemos quem é o transmissor, onde vive, como se reproduz e como combater. Não fazemos por pura falta de cidadania, achando que essas coisas só acontecem com os outros.
Somente no estado de São Paulo foram notificados 3.305 casos de dengue, número três vezes maior que no mesmo período do ano passado, mês de referência (janeiro).
Há mais de uma década somos atingidos pelo mesmo problema. Sabemos o que fazer e não fazemos. Não se pode culpar somente o governo por mais esse fato vergonhoso que atinge em sua maioria os países subdesenvolvidos.
Basta evitar os criadouros em nossas próprias casas, não deixando águas empossadas ou acumuladas em recipientes, proporcionando assim a reprodução dos mosquitos conhecidos por Aedes Aegypti, popularmente conhecido por “mosquito da dengue” ou “pernilongo”
Dengue: vamos combater esse mal com responsabilidade fazendo a nossa parte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário