quarta-feira, 20 de abril de 2011

ORIGEM DO CÃO PASTOR ALEMÃO

Por Rubens Pereira

Ainda como caçador, no período paleolítico, o homem era acompanhado nas suas andanças pelos continentes europeu e asiático, e mesmo na viagem para a América do Norte, por cães selvagens que se alimentavam dos restos dos animais caçados. Tornando-se sedentário, necessitando proteger as plantações e criações de animais, principalmente ovelhas, fornecedoras de carne e lã, o homem viu no cão o vigia necessário e o domesticou. No norte da Holanda e no Turquestão foram encontrados esqueletos de cães e de uma espécie domesticada de ovelha que teriam vivido há 8000 anos, mostrando a estreita relação entre os dois animais.  A continuidade ancestral do pastor alemão atual pode ser comprovada pela semelhança entre eles e fósseis de cães que teriam vivido na Idade do Bronze e, na Alemanha, entre os séculos XII e XIII.       O moderno cão pastor alemão teve sua origem no cruzamento de cães usados no pastoreio nas regiões alemãs de Wüttemberg, da Turíngia, das duas Saxônias e da Germânia meridional.

Em 1899 foi fundada a Verein für Deutsche Schäferhunde (SV), hoje sediada em Augsburg e possuindo mais de 100 000 sócios distribuídos por 19 sociedades estaduais alemãs. O primeiro cão registrado na SV foi Hektor Linksrein, mais conhecido por Horand v. Grafrath, de propriedade do capitão da cavalaria Max v. Stephanitz, uma das maiores lideranças do programa de unificação da raça. Horand deu origem ao tronco genético responsável por tudo que hoje existe do pastor alemão. A SV influencia a criação pastoreira em todo o mundo.

O Emprego do Pastor Alemão
Dentre os muitos serviços comumente prestados ao home por essa inteligente raça através dos anos, destacamos:
CÃO DE PASTOREIO
Na Alemanha os cães da raça Pastor Alemão foi muito utilizado para pastoreio de ovelhas, chegando a percorrer cerca de 80 Km por dia.
CÃO DE BUSCA SOB ESCOMBROS
Geralmente empregados em ocasiões especiais, mas foi muito utilizado na guerra. Exige um treinamento altamente especializado, tendo como base um olfato muito apurado, grande docilidade e  pronta obediência.
O EMPREGO MILITAR DO PASTOR ALEMÃO
Na Primeira Grande Guerra (1914-1918), foram utilizados 400.000 cães. A Alemanha; desde 1883 incorporava cães ao exército. A França possuía um esquadrão com aproximadamente 12.000 cães.
Os Estados Unidos, não possuíam cães militares no inicio da guerra. Contudo, graças à sociedade civil “Cães para a Defesa”, as forças armadas começaram a recebê-los. Então foi criado os centros especiais de treinamento de cães (K-9) chegando a instruir durante o conflito cerca de 15.000 cães, que participaram de batalhas na Europa, no Pacífico e até mesmo na África.
Hoje o cão Pastor Alemão é utilizado nas polícias militares, forças armadas e para proteção particular.

FONTE: Livro O PASTOR ALEMÃO – JOSEPH SCHWABACHER E THELMA GRAY, ED NOBEL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...