sexta-feira, 17 de junho de 2011

Insetos colaboram em investigações de assassinatos

Por Daniele Akemi





Quem assiste seriados como Bones, CSI, entre outras séries investigativas baseadas em ciência forense, já deve saber que analisar insetos localizados no local do crime é imprescindível. Isto porque eles guardam consigo pistas sobre o assassinato, como por exemplo, o dia e o local em que a pessoa foi morta. A prática ainda não é comum no Brasil, mas já virou regra nos EUA e na Europa. Saiba por quê.
Espécie - Polybia paulista
O que faz - Auxilia na identificação do local do crime. Se o cadáver apresentar rastros dessa vespa, é porque o crime ocorreu no habitat natural dela - regiões com inverno frio (temperaturas abaixo de 18ºC), como São Paulo, Minas Gerais ou Paraná.

Espécie - Solenopsis saevissima
O que faz - A formiga revela que a vítima sofreu maus-tratos antes da morte - pois sua presença indica más condições de higiene no local. É bastante útil em investigações de sequestro, pois costuma estar presente em lugares confinados ou buracos onde
insetos maiores não conseguem circular.


Espécie - Chrysomya albiceps

O que faz - É útil nos casos em que o corpo já está em estágio avançado de decomposição. Os peritos capturam essa mosca no local do crime, e analisam o sistema digestivo dela. A presença de certos elementos, como chumbo ou esperma, indica que a vítima foi baleada ou sofreu violência sexual.


Espécie - Dermestes maculatus

O que faz - O besouro ajuda a desvendar a causa da morte - se a vítima ingeriu alguma substância venenosa, por exemplo - e a identidade do cadáver, já que é possível encontrar DNA da vítima em seu sistema digestivo.

Espécie - Culex sp
O que faz - Quando a polícia invade um cativeiro, procura esse mosquito - que se alimenta de sangue humano e por isso pode conter uma amostra do DNA do sequestrador. O Culex também é usado quando há suspeita envolvendo drogas, pois revela se a vítima consumiu cocaína, heroína ou anfetamina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...