O termo munchkin, em inglês significa pessoa muito pequena ou criança. Esta raça novíssima vem gerando bastante curiosidade entre os apreciadores de felinos. Trata-se do único gato que tem pernas curtas, medindo cerca de um terço do tamanho normal.
Onde quer que o munchkin apareça, causa alguma reação, seja de surpresa, admiração ou espanto. Por causa de suas pernas currtas, baseou-se a ideia de que poderiam ser uma deformidade que muitas questões vem surgindo, entre elas, a possibilidade de restringir sua capacidade de sobrevivência na natureza.
Nesse caso, a raça seria prejudicada nas habilidades que qualquer outro felino possui, como agilidade para disputas e fugas, típicas de gatos, correr com rapidez, subir em árvores, pular...
Esse gato é raro, inclusive em seu país de origem, os Estados Unidos. Um gato assim tão exótico e ao mesmo tempo raro vem despertando muito interesse. Criadores americanos dizem não conseguir atender aos pedidos. Tanata procura o faz ser vendido a um preço alto, de 1.200 a 1.500 dólares.
E se o munchkin chama a atenção a primeira vista com seu visual, quem tem contato com ele fica ainda mais encantado. É que o gato é dócil, alegre, brincalhão e sociável, convivendo bem com outros gatos, com cães e estranhos.
O seu andar torna-o engraçado, com movimentos que sacolejam muito o trasseiro, como se o bichano estivesse rebolando. A vantagem do munchkin é que por serem pequenos não sobem em mesas e nem roubam comida no fogão, porém possuem uma maior facilidade para passar em locais baixos e em vãos pequenos.
Mais imagens dessas criaturinhas lindas
Mais informações sobre a raça nos sites:
Segue o único gatil no Brasil a comercializar a raça Munchkin:
ResponderExcluirwww.GatilAgata.com.br
Acessem e vejam mais fotos!